sábado, 21 de janeiro de 2012

Tutorial: Como fazer um Caderno de MLP?

Ola Bronies tudo bem?

Vocês se lembram que ontem a noite quando postei sobre o caderno que o nosso Bronie Grivous fez gastando apenas 3,50 R$ como ele nos contaria em detalhes como ele fez?

Bem, eis que chegou a hora, e postar aqui nesse blog, o nosso tutorial, bem explicativo em todos os detalhes que nosso Bronie Grivous fez e nos passou aqui , então leia detalhe por detalhe todas as etapas da montagem desse caderno. E com certeza o acabamento é muito maneiro.

Acompanhe em 10 etapas práticas como fazer um caderno de MLP com o DJ-Pon3, mas saibam vocês podem usar qualquer fundo mesmo.

1- Procure todos os cadernos usados em sua casa e faça um montinho.

2- Arranque todas as páginas que você não usou no caderno(páginas em branco) e deixe separado.

3- Após arrancar todas as folhas em branco, pegue os cadernos que estão sem as folhas brancas e recicle o caderno velho.

4- Quando tiver folhas em branco suficiente, vá à uma papelaria(Saraiva, Nobel ou mesmo qualquer loja desde que ela ofereça o serviço "Encadernação") e peça para um atendente transformar seu monte de papel em um caderno.
Obs: O método que estou ensinando é para aqueles cadernos com arame de plástico, com uma capa de plástico transparente na frente e um preto atrás. Cadernos com arames de metal ou mesmo de capa dura apenas dificultam o processo.
Obs2: "Encadernação" não é o mesmo que "Plastificação". Plastificação apenas cobre o livro ou caderno numa capa protetora de plástico para não desmanchar.
Obs3: Não é toda loja que oferece esse tipo de serviço, procure bem.
Se você está fazendo faculdade e a papelaria da mesma tem o serviço, aproveite.

Ficará mais ou menos assim, com arame de plástico, capa de plástico transparente na frente e capa de plástico preto atrás:

Caderno com a Espiral acrescentada e capa de plástico tranparente na frente

5- Após conseguir o caderno novinho(o preço varia de cada loja), volte para casa e procure a imagem que você queira como capa para o seu novo caderno.

No meu caso, escolhi essa:

Essa imagem editei no Photoshop, o nome do artista é o Vividkinz.
Por favor, coloque o nome dele na imagem quando for imprimí-la para divulgá-la.

Se você tem experiência com imagens e impressão, use uma régua para medir a largura e a altura do seu caderno para configurar no seu programa de editor de imagens(Ex: Photoshop).
Modele a imagem do jeito que você queira e salve em formato .jpeg ou .png.
O formato dependerá da qualidade que você queira:

- .JPEG: Boa.
Tamanho: Leve. (200kb à 2mb)

- .PNG: Ótima.
Tamanho: Pesado. (4mb à 9mb)

As cores também variam.
Cores em RGB são boas para visualizar na internet, mas muitos profissionais preferem CMYK para impressão.

Se a imagem não for de sua autoria, pelo menos, coloque o nome do artista e o endereço do usuário(Deviant Art, Facebook, Portfólio e etc) na imagem na hora de imprimir.
Assim você estará divulgando a arte da pessoa que criou para o mundo.

Mas se você não tem experiência com imagens e impressão, vá até uma loja especialista em impressão e gaste um dinheirinho a mais para pedir a eles como você quer que eles imprimem sua imagem.
Obs: Ajuda mais para eles se você mostrar o caderno para eles. Acredito que eles farão o possível para que a imagem caiba no formato do caderno.


6- Depois que pegou seu caderno novo e imprimiu sua imagem, vamos agora inserir a imagem no seu caderno.
A ponta do arame de plástico sempre é torta para não escapar entre os buracos do caderno na hora de abrir e fechar o mesmo. Desentorte a ponta com cuidado para não partí-la e deslize o arame de plástico até o fim, girando-o.
Obs: Cuidado para não escorregar de suas mãos, se não vai dar mais trabalho par ajuntar tudo de novo(Hehe).
Caderno com a espiral de plástico tirada, cuidado pra não escorregar as mãos nessa etapa


7- Ao tirar o arame de plástico, tire a capa de plástico transparente de cima das folhas e coloque a imagem que você imprimiu sobre elas.
Obs: Se a imagem não couber no caderno(você, que imprimiu a imagem em casa), pode recortar as pontas até caber.
Com certeza tirar o plástico transparente é bem fácil mesmo.

Se a imagem que você imprimiu não couber no caderno, podera cortar as pontas ate que elas possam caber no caderno.


8- Pegue uma caneta ou uma grafite de ponta fina e, cuidadosamente para não riscar ou furar no lugar errado, fure o papel nos buraquinhos do caderno para abrir caminho na hora de recolocar o arame de plástico.
Use uma caneta ou mesmo grafite de ponta fina e cuidado pra não riscar e nem furar no lugar errado

Procue furar bem reto, sem furar no lugar errado, pois assim ficara mais fácil de recolocar a espiral de plástico

9- Após perfurar todos os buracos, enrole o arame de plástico de novo pelos buracos até preencher todos de novo.
Obs: Não esqueça de recolocar a capinha de plástico transparente em cima da imagem impressa, se não, você terá que desenrolar o caderno todo de novo para colocar a capinha(É, aconteceu comigo na primeira vez. Hehe).
Estamos nas etapas finais, nessa etapa coloque a capinha de plástico em cima da imagem impressa

Não esqueça também de recolocar o arame de plástico de volta também

10- E pronto! Aí está seu novo caderno personalizado do seu jeito, ao seu gosto, 100% ecológico e sem altos gastos!
Divirta-se com seu novo caderno!
Esse é o caderno prontinho pra ser usado, e claro vocês não precisam só usar a imagem do DJ-PON-3, podem fazer com a imagem que quiserem.

E assim com o caderno pronto, ja poderão levar pra escola, pra poder escrever, ou também se quiser pode usar como agenda, receita, etc...

Esse caderno vocês podem perceber como é útil reutilizar tudo de novo, pois o papel é um material reciclável, e ele pode ser reaproveitado de novo, e nao é difícil recicla-lo, pois assim vocês estarão colaborando com o nosso meio ambiente.

Agradeço pelo nosso Bronie Grivous por nos ter passado esse tutorial, meus parabéns, pois voce deu um grande exemplo de reciclagem e ecologia, reaproveitando os cadernos velhos que foram usados. Você é exemplo disso.

(Créditos ao Grivous por nos ter passado esse tutorial)

Fonte: Sonic Rainboom




Nenhum comentário:

Postar um comentário