sexta-feira, 27 de abril de 2012

Análise Musical de BBBFF!


Eaew Bronys e Pegasisters?

Hoje trago-lhes uma interessante análise musical feita por Kwulhu e traduzindo para vocês o que realmente significa, visto que os termos em inglês são termos utilizados em teoria musical, o que pode vir a ser uma confusão para quem não está familiarizado com isso.

Lá vai (After the Break, of course!).



Bom, antes de mais nada, entendamos que a música divide-se em Harmonia, Melodia e Ritmo.

Basicamente o que vamos analisar é a Harmonia por trás da Canção BBBFF

Nela, nota-se que a música tem como centro tonal DbM, ou Ré bemol Maior, o mesmo centro tonal de Winter Wrap Up. Significa que o acorde central de toda a música é DbM.

Desse centro tonal, os compositores e músicos tiram os acordes que combinam perfeitamente com DbM. Só que tais acordes seguem uma ordem hierárquica de sequencia que faz com que soe harmônico e tinindo de lindo. Divide-se os acordes em:

Subdominante, Dominante e Tônica.

A subdominante é seguida pela dominante que, necessariamente, deve ser finalizada na tônica.

No caso de BBBFF, a tônica é DbM e a dominante nela é AbM (Lá bemol Maior), que para concluir harmonicamente e perfeitamente deve necessariamente estar seguida de DbM. Essa forma de CADÊNCIA chamamos de forma V-I, ou cadência perfeita.

Só que o que acontece é que, na musica em geral, não se utiliza só essa forma, utilizando outras formas em que a dominante é seguida por uma tônica que não finaliza. Nessa musica não é diferente: Há uma cadência de AbM seguida de Bbm (Si bemol menor), que é a relativa menor de DbM.

E quando se cadencia, portanto, um acorde dominante sobre uma tônica secundária (A primária é o centro tonal), chamamos essa cadência de DECEPTIVA, ou INCONCLUSIVA ou que não TERMINA, não conclui.

Até aí isso não é muita coisa, mesmo que Daniel Ingram tenha confirmado tal informação.

Mas o que acontece é que isso contribui para a interpretação da música: Essa ocorrência se dá justamente quando a Twilight canta "forever". Tendo essa inconclusão, isso reforça a própria letra da musica e o significado, como se a amizade entre Twilight e o seu irmão fosse eterna, nunca irá terminar ou concluir.

Daniel, you really captured the Magic of Friendship!


Nenhum comentário:

Postar um comentário